domingo, 1 de outubro de 2017

Amar versus Se apaixonar

O amor é algo divino, ou seja, que vem de Deus. Tem sua origem na criação. Quando Ele nos fez, soprou em nossas narinas a vida e com a vida, o seu amor. Um amor perfeito, porque vem dele.
A paixão é carnal, visceral. Vem da nossa natureza adâmica: deseja o fruto, logo quer, logo o tem!

O amor é transparente. Não há confusão. Não há meios termos ou meias palavras. Ama-se e a certeza basta em si. A cruz representa isso. Quem daria seu único filho para salvar uma humanidade pecadora?
A paixão é turva, confundi as ideias, os pensamentos e os sentimentos. Se fala baixo, escondido, às escuras e ao pé do ouvido pra que ninguém mais ouça. Quero ou não quero? Eis a questão? Dúvida, dúvida e mais dúvida!

O amor é monogâmico. Um só mulher! Um só Deus! Não há espaço no peito, no coração, nos pensamentos  para mais alguém! Não há contentamento em mais ninguém.
A paixão é politeísta. Há várias deusas e deuses apaixonados um pelo outro e por todos ao mesmo tempo. Há sempre espaço para mais uma...

O amor é parental. Sim, vc não ama apenas o ser amado. Vc ama tudo o que o acompanha: mãe, pai, irmãos, tias, tios, sobrinhas, avós, filhos, cachorro, periquito e o papagaio, mesmo sem conhecer. Ama porque vc ama o pacote completo! Assim como vc tem que amar a trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Há religiões que acrescentam outros deuses, e outras que excluem a tríade. Ama-se Deus pai e só!
Já a paixão é tutorial. Ou seja, o outro passa a ser seu dono, seu tutor, ele exerce poder do sim ou do não sobre vc. Vc não responde mais por vc mesma. Vc quer pensar no que o outro está pensando. Vc tem desejo de ter superpoderes: ler pensamentos, ser onipresente, ter varinha de condão e realizar tudo o que ser amado deseja.

O amor é Plural. Vc ama o ser amado e as  pessoas que o ser amado ama. Vc ama Deus, os irmãos da fé, o pai, a mãe, a vó, os filhos, o marido, a esposa, familiares, o mendigo, o órfão, a viúva... O mundo é feito em corações! ❤️❤️❤️
A paixão é singular. Vc se apaixona por apenas uma pessoa, em um único momento e esse momento pode durar um ano, um mês, um dia, uma hora... Na paixão não se permite dividir atenções, amizades, saudades, alegrias ou quaisquer outros sentimentos nobres. Ela é egoísta! Se resume nela apenas...

O amor é eterno. É pra sempre! E não termina quando a morte separa. O amor transcende a morte. Mesmo que a morte separe, o amor permanecerá. O amor de Deus permaneceu em nós e por nós, mesmo a humanidade tendo crucificado seu filho. Ele transcende à distância, o silêncio, a solidão, a saúde, a dor, o tempo... O amor transcende a paixão!. Ele vai além dele mesmo. Tudo acaba, menos o amor. O que acaba é o respeito, a amizade, a confiança, a saudade, a paixão... E esses sentimentos mortos, adoecem o AMOR. Por isso que muitos casamentos terminam... Não porque o amor acabou, mas ele ficou sufocado, por tanta morte.
A paixão é fulgaz, passageira. E acaba no primeiro não, na primeira indiferença, no primeiro silêncio, na primeira mentira, no primeiro beijo negado,  no primeiro olhar não correspondido... Acaba num piscar de olhos! Acaba sem pensar duas vezes...

O amor ultrapassa a alma. Vc ama tridimensionalmente, corpo, alma e em espírito.  Vc ama tudo: os defeitos, as qualidades, as manias...
A paixão não ultrapassa o espelho. Pois, a imagem deve sempre corresponder à imaginação. Se houver quaisquer distorção ou anomalia, devolve-se o sentimento para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído: o coração enganoso do homem.

O amor contenta-se em si e no outro. É preciso amar o outro com todas as forças e com todas as letras. Mas também se amar, se dar o valor! É preciso amar como se não houvesse amanhã, já dizia o músico-poeta. Como dizes que ama Aquele que não vê, senão amas o que vês? Mentira! Hipocrisia! Com essa perguntinha é isso que Jesus diz nas entrelinhas do seu discurso amoroso.
A paixão contenta-se em si mesmo. É a necessidade de vc apenas. Vc é auto-suficiente. E mais ninguém pode ser o centro de todas as coisas. Portanto, o outro sempre ficará em 2° plano, porque vc tem prioridades sempre.

O amor é previsível. Quando acontecem improvisos, são propositais! No amor tudo é esperado: a atenção, os carinhos, os elogios, os presentes, as gentilezas, as ternuras, as orações, as confidências, as declarações, os bilhetinhos... No amor, espera-se pacientemente, porque nele há temor em trocar o eterno pelo passageiro. O amor perdoa!
A paixão é inconsequente! Perder-se o medo e o temor. Troca-se uma paixão por outra, instantâneamente. Na paixão não existe espera, pausa... A paixão é sempre avante. Substituir é o lema, afim de encontrar no outro, o vazio que existe em si. Sempre à procura e à caça, onde cada dia a sede só aumenta o desejo de possuir.

Mas, AMOR e PAIXÃO são sentimentos que se confundem e se fundem em si mesmos. Pode o amor virar uma paixão? Não! Deus não é apenas apaixonado por nós, Ele nos amou. Ele nos ama. Se a cruz fosse fruto de uma paixão avassaladora pela humanidade, Deus teria se arrependido do que fez. A paixão nos deixa com a consciência pesada. Nos dá a sensação de que estamos no caminho errado, apesar do corpo querer, do eu desejar, dos pensamentos clamarem...
E o amor é um sentimento nobre, raro, divino, puro, sem mácula, sem culpa, sem explicação... Ama-se e todo mundo ao redor percebe. Ama-se até o findar das horas, dos dias, dos meses, dos anos... Sem se cansar, sem enjoar, sem pestanejar, sem terminar, sem acabar... Amor não se esgota, jamais acaba!
Mas como se fundem? Para amar é preciso primeiro se apaixonar. Sim, é possível o contrário acontecer, ou seja, a paixão se transformar em amor! A paixão é um sentimento primitivo, e que não pode permanecer em si mesmo. É preciso evoluir. É preciso crescer. É preciso querer. É preciso dedicar-se. É preciso sacrificar-se. É preciso deixar acontecer...

Lilian Flores

#Clarice #AmorQueNaoSeMede #DeusFiel #DeusDeAmor

Nenhum comentário:

Postar um comentário